quarta-feira, 22 de março de 2017

À boleia de Mr.Burns


As semelhanças entre João Gabriel e Mr. Burns da série animada "Os Simpsons", permite todo um novo universo de comparações entre as personagens da série e os artistas da máquina de propaganda. No passado já apresentei personagens como Ned Flanders Gobern, Moe Szyslak Miranda, Krusty Gomes da Silva ou o Barney Gumble Guerra. Curiosamente, nesse post de Maio de 2016 falei abordei a forma como o polvo encarnado coage, condiciona e ofende. Enquadra-se perfeitamente naquilo que o Benfica acusa outros de fazerem. Façam o favor de dar uma vista de olhos. Garanto que é um regalo para a vista (cliquem aqui).

Para hoje, quero apresentar outra personagem. Nada mais, nada menos do que Waylon Smithers, o secretário de Mr.Burns por quem tem uma enorme paixão. Neste caso, este papel encaixa na perfeição em Luís Bernardo, o "novo" director de comunicação do Benfica que se predispõe a um papel secundário. 

Na passada segunda-feira escrevi sobre o súbito "regresso" de João Gabriel ao palco mediático. Algo que tem sido fortemente patrocinado pelo jornal Record. Recomendo a leitura prévia desse post. Basta clicarem (aqui).

Quando escrevi esse post, não tive em conta as declarações que foram proferidas no programa play-off do dia anterior, uma vez que não tinha visto o programa. Depois do post estar publicado, um leitor chamou-me à atenção para essas declarações que coloco de seguida.

Play-off analisa "Luís Bernardo VS João Gabriel"



A intervenção de Rui Santos é muito interessante e vai de encontro aquilo que também escrevi. Destaco também a parte final do vídeo, onde Rui Santos diz "mas a comunicação social dá muita importância a quem não tem" e finaliza com um "o João está-se a rir" virado para o moderador do programa. Isto de ler nas entrelinhas, é muito interessante. Por quem terá sido encomendado o tema?

Luís Bernardo mostra serviço



Como podem verificar, o comunicado do Benfica é assinado pela "Direção de comunicação do SLB". Estamos perante a tomada de uma posição muito importante por parte da instituição e que deveria estar assinada ao mais alto nível, ou pela administração da SAD ou pelo próprio Presidente. Luís Bernardo tenta demonstrar algum serviço mas o melhor que conseguiu foi exactamente isto:


Obviamente, acusações como as de dualidade de critérios por parte das instituições de justiça desportiva merece um processo de inquérito. Até o próprio ministério público deveria abrir um inquérito para perceber se de facto existe matéria criminal, nesta grave acusação. 


Mais "branco" do que a Farinha não há...


Os próximos dias serão escaldantes na preparação do clássico. Todos os ponta de lança da máquina de propaganda vão sair da toca na defesa de uma teoria que só tem mesmo cabimento na cabeça destes iluminados. E alguns já começaram a meter a cabeça de fora. Querem ver?


A palavra chave no mais recente bitaite da máquina de propaganda é "Respeito". Argumento repetido à exaustão por Nuno Farinha - o tal director adjunto do Record que se senta ao lado de João Gabriel nas galas do Benfica - durante o programa de ontem. Questiona: "Como é que pode ser instaurado um processo disciplinar a quem exige respeito, equilíbrio e igualdade na tomada de decisões?" e continua com um "parece-em um exagero um participação disciplinar para quem exige respeito?"

Ahhh, o respeito. Será que estamos a falar do "respeito" que o Benfica teve pela FPF ao não se fazer representar na Gala, ou será o "respeito" que o Benfica teve por todas as instituições jurídicas desportivas, ao publicar este comunicado?

Fica assim fechada a triologia de posts sobre este comunicado. Links dos posts anteriores em baixo:

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

1 comentário:

  1. Sinceramente espero que não aconteça nada ao benfica, porque se acontecer quem se trama somos nós. Porque se acontecer alguma coisa de certeza que vão ter de acelerar o resto dos processos para mostrarem serviço.
    E não nos podemos esquecer que o nosso Presidente Bruno Carvalho também acusou a FPF de ser incompetente, cobarde e com dualidade de critérios.

    Isto até pode ser uma jogada da FPF, agora julga o benfica. E depois ataca-nos a nós mais forte por termos criticado tambem e pior o Presidente Bruno de Carvalho não foi num comunicado da "direcção de comunicação" , mas sim em directo na comunicação social.

    ResponderEliminar