terça-feira, 20 de junho de 2017

O dia em que Hermínio Loureiro esteve ao lado do Benfica contra o Porto


Mais um dia, mais uma volta na montanha russa cheia de emoções que é o futebol português. Ontem foi anunciada a detenção de Hermínio Loureiro por suspeitas de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência no âmbito do processo "Ajuste secreto" que envolve cinco câmaras municipais e cinco clubes de futebol. 

A memória das pessoas é curta por isso acho importante recuperar aqui uma famosa aventura de Hermínio Loureiro nos tempos da Liga.

O dia em que Hermínio Loureiro esteve ao lado do Benfica contra o Porto




Recuamos até 13 de Junho de 2008, dia em que o processo Apito Dourado chegou à UEFA levado pelo Benfica, Vitória de Guimarães e por Hermínio Loureiro, que na altura era presidente da Liga. Na capa do jornal Abola pode ler-se que "Presidente da Liga anula trunfo do Porto". Também na capa, o jornal afirma de forma cabal que apesar de o Porto ter um parecer de um assessor jurídico da Liga, onde se considera que o castigo do clube não transitou em julgado", o Benfica terá algo ainda mais forte: uma prova assinada pelo próprio presidente da Liga, Hermínio Loureiro que contraria um parecer feito por um profissional da Liga.


"Estou e sempre estive ao teu lado" - Parte II


O "estou e sempre estive ao teu lado" foi uma expressão usada por Mário Figueiredo num do emails para Luís Filipe Vieira, mas poderia ser muito bem uma frase escrita por Hermínio Loureiro. É que quer um, quer outro, disponibilizaram-se para estar na barricada do Benfica. Algo impensável para alguém que é eleito por todos os clubes e que deveria defende-los a todos por igual. 

Este caso é gravíssimo. Que legitimidade tinha Hermínio Loureiro para anular um parecer de um profissional do departamento jurídico da Liga de Clubes? Obviamente não tinha qualquer legitimidade ou autoridade para o efeito. Para quem não se recorda, era assim que a Liga de Hermínio Loureiro, Ricardo Costa e Cunha Leal funcionava. Fica apenas este pequeno exemplo.

"Os lugares na Liga são mais importantes do que contratar bons jogadores"



Mas nada melhor do que ouvirmos directamente o apoio da boca de Luís Filipe Vieira.



Importa salientar que Hermínio Loureiro saiu da Liga cerca de 4 meses depois de ter sido eleito Presidente da CM de Oliveira de Azeméis. 

Um Bentley e seis milhões de euros


Link da notícia (aqui)
Enquanto tudo isto acontece a Federação Portuguesa de Futebol - instituição onde Hermínio Loureiro é vice-presidente - continua a assobiar para o lado. A Liga de clubes vê um seu antigo Presidente envolvido num escândalo deste género e nem uma palavra. Devem estar todos de férias na terra das matrioskas.


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

8 comentários:

  1. os corruptos andam sempre de maos dadas e o benfica esta em todas mas ate quando vamos ter s autoridades todas contaminadas que nada fazem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se passa no poder político é precisamente igual vejam o caso dos incêndios.... uns mandam arquivar os aumentos da plantação de eucaliptos..... outros não dão formação adequada aos bombeiros .....enfim um poder corrompido em lisboa...

      Eliminar
  2. Cá para mim vão aproveitar o balanço do Putin... e pedir, JÁ, 'asilo político', não vá a justiça, desta vez, querer fazer alguma coisita... (devem andar todos com as calças na mão... e de óculo escuro)... É que o barulho começa a ser... ensurdecedor...!!!

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  3. Bravo, Mister. É sempre bom receber a sua recolha para nos refrescar a memória com dados concretos e factuais dessa fase de viragem no domínio do futebol português. É que os benfiquistas já andam a querer colar o ex-presidente da Liga ao Sporting (por ser o clube dele) e ao Porto.

    São munições muito úteis, estas que publicou.

    ResponderEliminar
  4. A promiscuidade é tanta que por voltas que se dê vai dar sempre ao mesmo... Carnide está em todas! com amigos destes como se vê, é fácil estar 10 anos à frente dos outros!

    ResponderEliminar
  5. O Hermínio Loureiro até é um conhecido sportinguista e sempre tive boa opinião sobre ele, pois sempre me pareceu uma pessoa sensata, mas terá caído na tentação ... Julgo que esta corrupção não deve ter qualquer relação com os clubes grandes. Será mais ao nível dos clubes pequenos e das autarquias.

    ResponderEliminar
  6. Nunca esquecer que o sr LFV era, simultâneamente, presidente de um clube e sócio dos três "Grandes", apoiando, especialmente o FCP.
    Deveria ainda haver mais personagens "multiclubes" que diziam uma coisa e faziam várias.
    A personagem acima referenciada também parece que jogava uma "simultânea" em vários tabuleiros.

    ResponderEliminar
  7. Agora a notícia do inimigo do público: Hermínio Loureiro continua aparvalhado com sua detenção e não põe os pés num relvado sintético a mais de três dias. (sou inocente. Mas no caso de ser preso vou pedir a cela do Isaltino que ocupou na Carregueira. Ele fez muitas obras e ficou um mimo. Até tem uma rotunda com repuxo.)

    ResponderEliminar